/Nota do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ em virtude do falecimento do reitor da UFSC, professor Luiz Carlos Cancellier

Prof. Carlos Magluta - Presidente do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ

O Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ manifesta-se solidário com os familiares e com a comunidade universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelo sofrimento e consternação advindos da morte auto-infligida do Reitor Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo; manifesta-se também em alarmada advertência aos eventos de denúncia, acusação e responsabilização de dirigentes de órgãos públicos por pretensa conexão a atos lesivos à lei, sem a prudente cautela e o respaldo de evidência insofismavelmente formadora da necessária convicção.

Em sua dimensão humana, esta tragédia não é exclusivamente marcada pela decisão extrema do Prof. Cancellier de Olivo, mas também pelo fato de ter sido provocada pela indignação e insuportável forma como foi tratado por agentes do Estado brasileiro, constituídos sob o dever de, nesta dimensão, justamente assegurar condição e tratamento dignos e isentos a seus concidadãos, ainda quando estes estiverem sob investigação de qualquer natureza.

Em sua dimensão institucional, o profundo significado desta tragédia reside no choque entre os pressupostos civilizatórios que, em última instância, é objetivo próprio da experiência que conduz à formação universitária, e a evidência da falência de tais pressupostos em fração ponderável daqueles que, com tal formação, exercitam, naquelas outras instituições, as funções do Estado.

Os processos investigatórios e judiciais devem respeitar o amplo direito de defesa e garantir que a honra dos inocentes não seja maculada, o que nos parece não ter ocorrido neste triste evento. A não observância desses princípios constitucionais levará a democracia no país à falência.

Prof. Carlos Magluta
Presidente do Conselho Deliberativo da COPPE/UFRJ

*A carta foi enviada ao reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Roberto Leher; à vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora Alacoque Lorenzini Erdmann; ao presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu de Castro Moreira; e ao presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), professor Luiz Davidovich.

Resumo Descrição:
O Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ manifesta-se solidário com os familiares e com a comunidade universitária da Universidade Federal de Santa Catarina pelo sofrimento e consternação advindos da morte auto-infligida do Reitor Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo; manifesta-se também em alarmada advertência aos eventos de denúncia, acusação e responsabilização de dirigentes de órgãos públicos por pretensa conexão a atos lesivos à lei, sem a prudente cautela e o respaldo de evidência insofismavelmente formadora da necessária convicção.